segunda-feira, 15 de julho de 2013

Otávio Augusto e Gabriel contam sua história

Oi gente! A matéria dessa semana é sobre a carreira de Otávio Augusto e Gabriel. Um breve resumo da história dos irmaos de Osasco (SP) que já tem 6 cds gravados, e estao trabalhando pra lançar o 7º. Posso tentar ser apenas jornalista sem mostrar muito o lado fã. Tentar... Rs

Ouço, gosto e canto as músicas deles a uns 5 anos. Mas vezes você gosta, canta, e também sabe que aparecer nas grande mídias custa caro, então a gente acaba sabendo muito pouco do artista que empresta a voz pra aquela musica que fala de você, que conta a sua historia de amor.
Conversei um pouco com os irmãos, a fim de saber mais sobre a história de vida e principalmente da carreira deles, e em segundos pude perceber a humildade, simplicidade e a energia boa que eles trazem consigo. Filhos de músicos, e primos da dupla Zilo e Zalo, Otávio Augusto e Gabriel tem 14 anos de estrada, e muitas lutas. Antes de Gabriel, o irmão mais velho chegou a cantar com o tio que chamava Roberto. Mas o destino não falha, e durante ensaios em casa, rodas de viola entre amigos, por serem irmãos, o timbre das vozes casavam, e o entrosamento era nítido. Hoje entao,  podemos comprovar os planos que Deus tinha pra vida deles.


Os irmãos Rodrigo e Diego, tentaram escolher o nome artístico, pesquisando em dicionário de nomes para bebês, mas foi numa dessas buscas que a mãe deles observava tudo, e enquanto lavava louças disse: "Porque nao colocam, Otávio Augusto e Gabriel?". Mãe tem sempre razão nao é?! Pois deu muito certo. E nao os imagino se apresentado com os nomes de batismo. Gabriel até brincou, que ao sonhar com o nome deles na apresentação de fim de ano: AMIGOS nao rolou pensar no nome Rodrigo e Diego aparecendo no letreiro. 
Apesar de serem tímidos, consegui deixar eles a vontade, e numa conversa bem descontraída descobri que Otávio Augusto tem 34 anos é casado e tem 2 filhos, já Gabriel tem 30, e ainda é solteiro.  
A dupla falou também da expectativa de cantar em Campo Grande, e em Mato Grosso do Sul, que já tem alguns anos, desde a época da Pantanal Discos, onde na ocasião, viriam gravar um disco aqui, o que acabou nao acontecendo. 
Foram mais de  2horas de show, com muita emoção por parte do publico e também da dupla. Eles vieram com repertório pronto, mas com muita humildade, acabaram atendendo a todos os pedidos, deixando a voz do publico falar mais alto. A casa onde eles se apresentaram ficou lotada, e o publico cantou todas as musicas, surpreendendo a dupla, o empresário e os músicos deles. Gabriel disse que imaginou que as pessoas saberiam uma ou duas musicas, e não esperava que soubessem o repertório todo.  
Poderia apenas transformar tudo que eles falaram em texto, mas acredito que o Brasil precisa e ainda vai conhecer o talento e humildade desses irmãos, então decidi postar o vídeo completo. Com barulho, improvisos e sem edições. Sabe como é né?! Blog começando, não tenho muita experiencia, mas o importante é que aos poucos vamos alimentando a página e APRENDENDO. Penso que nossa segunda matéria veio pra começar muito bem a semana.
Confira a entrevista realizada no dia 13/07/2013 (repito: de improviso), na casa de modão BARTHOLOMEU, onde os meninos se apresentaram para mais de 500 pessoas.



Durante a entrevista eles falam do novo projeto que já esta em fase de finalização. E no palco, apresentaram uma musica inédita, de composição do Gabriel. Romântico que só, ele disse que sempre imaginou como seria a espera do homem, que aguarda sua amada no altar, como seria ver ela entrando toda linda de branco na igreja. A música é linda! Ele disse que como ainda nao vivenciou isso, deixou a imaginação fluir e fez a música que em breve vocês poderão conferir no 7º Cd que esta quase pronto.  Preparem-se pois esse novo trabalho, como eles mesmo disseram, é "diferente de todos os projetos anteriores", vem com uma pegada mais comercial e promete, pois foi feito com mais cuidado, por ser uma levada diferente, do que sempre gravaram. Inclusive uma das músicas do novo CD já circula pela internet, Desenhando Corações, tem pegada romântica, mais comercial, com letra fácil e melodia que fica na cabeça. Não conhece ainda? Então confira! 




 Curta a pagina deles no facebook, e acompanhe o trabalho dos irmãos Otávio Augusto e Gabriel.
Um grande abraço de fã pros dois, e também pra você que leu meu texto até o fim! Espero que você goste, comente e compartilhe. 



terça-feira, 9 de julho de 2013

Breve história da casa pioneira em música raiz em Campo Grande: BARTHOLOMEU

Pra estrear o BLOG COMANDO SERTANEJO iremos falar do BARTHOLOMEU. Vamos do início de tudo então. A idéia do bar é antiga. Seus idealizadores sempre foram apaixonados por música de viola, musica raiz, sertanejo em geral. Inicialmente com o nome Sarau do Teixeirinha, que chegou a acontecer em lugares diferentes, mas sempre com atrações que apresentavam apenas músicas antigas, denominadas música de raiz.  Com o tempo, o projeto foi amadurecendo, e ganhando nome e local definitivos. O lugar, que pouco tempo antes já era uma casa noturna com outro nome e estilo musical, foi reformulado, e ganhou novo nome, decoração e logomarca rústicos. O nome BARTHOLOMEU veio depois que um dos sócios, Dieguinho Teixeira, participou de um acampamento, onde conheceu a história de BARTIMEU, um personagem bíblico. Como nada é por acaso, Sávio Lima, já havia separado alguns nomes para assim que Sansão voltasse, reuniriam a equipe pra definir o nome do bar. Nesse retorno, e um tanto atrapalhado, Sansão confundiu os nomes, "batizando" assim a única casa de "modão" de Mato Grosso do Sul: BARTHOLOMEU.
Como tudo que é novidade em Campo Grande "bomba", com o Bartholomeu não foi diferente, casa lotada desde sua inauguração! Ironias a parte,  o que foi tachado apenas como "novidade passageira" acabou virando inovação. Isso mesmo, INOVAÇÃO, já que não existia na Capital uma casa de shows que tivesse essa identidade autêntica, de tocar apenas modão, e no máximo músicas românticas de 1900 e bolinha.  O que fugisse dessa regra, seria claro, apenas uma exceção. E mesmo assim, proibindo as músicas da modinha, sem letra e de refrão curto, o público campo-grandense amou a característica da casa. Depois de um tempo de portas abertas e casa cheia, o estilo diferenciado acabou chamando atenção de empresários de outros lugares, gerando entao um certo modismo, já que varios lugares agora toca TAMBÉM esse estilo musical. Mas cá entre nós, cantar modão não é pra qualquer pessoa, nem pra qualquer lugar. Cantar modão requer habilidade técnica e vocal apuradas, e também um público exigente, que goste de verdade de ouvir aquelas músicas, sem tabus, sem preconceito com idade, vestes ou fisionomias.
Até o momento estou sendo realista, se eu estiver exagerando, ou falando mentiras, por favor me corrijam. Os comentários estão liberados. 
Já falei do nome, da inovação da música em campo grande, vamos falar agora das atrações. Quem aí não perdeu um show do Bartholomeu até agora, levante a mão?!! A casa já trouxe ao palco grandes intérpretes do nosso Estado como Delinha, Ivo de Souza, Zezinho Nantes, Marlon Maciel, Tostão e Guarany, Patricia e Adriana, Pedro e Ronair, Delley e Dorivan, Marcos e Adriano. Mas também já realizou shows inesquecíveis com artistas nacionais como Mato Grosso e Mathias, Durval e Davi, Victor e Matheus, e o ultimo foi Marciano. Muitos momentos inexplicáveis em, digamos, muito pouco tempo de casa. O Bartholomeu, que inaugurou no dia 20 de janeiro, completa 6 meses agora em julho. E os meninos, Sansão, Sávio, Dieguinho e Neto, não pensam em parar por aí, de acordo com a Equipe, tem muitos projetos no papel, pois eles tem essa preocupação de sempre inovar, pra não cair na traiçoeira rotina".
A novidade mais recente, é que além de abrir as sextas e domingos, agora, durante as férias o Bartholomeu abrirá também aos sábados. Nesse sábado, sobem ao palco os irmãos Otávio Augusto e Gabriel. Alguns irão se perguntar: Quem são eles?! Muitos já conhecem e piram na afinação dos irmãos... Já os curiosos irão ouvir e se apaixonar pelas músicas. Mas a verdade é que os meninos tem 14 anos de carreira, com 6 CDs lançados, a dupla é muito respeitada e admirada na região de Minas e São Paulo. Com a evolução e facilidade da internet,  eu já conheço o trabalho deles a uns 3 anos, e sou apaixonada por todas as músicas. Com certeza, serei uma das muitas fãs cantando todas, em frente ao palco. E pra escrever pro blog, devo também entrevistá-los. Ai que nervoso! rs
Sem contar os bonés do BARTHOLOMEU que viraram febre entre os estudantes e celebridades. rs... Encomendas de todo lugar:  Paraná, Santa Catarina, Rondonia, Mato Grosso, Sao Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E parece que a criatividade nao vai parar por aí... Soube que tem produto novo pra aprovação da clientela... Bom, caso tenha mais novidades, posto aqui tá?! rs
O que tenho pra falar sobre o Bartholomeu é isso! Sem esquecer de agradecer aos meninos, Sansão, Sávio, Dieguinho e Neto, pela brilhante idéia. Afinal de contas, Campo Grande foi, por muito tempo, carente disso. Pois uma pequena maioria de Campo Grandenses e agregados (estudantes do interior do Estado), cresceu ouvindo modas de viola no radinho de pilha dos seus pais e avós, e ama esse tipo de música!
Um mega beijo, obrigada a todos os amigos e amigas pelo incentivo e até o próximo post! Espero que gostem, e comentem muito.